Pular para o conteúdo principal

Artigos Educacionais




Conceito de Didática

 Vamos dialogar sobre o conceito de Didática a partir de duas perguntas:
• Será que um “bom professor” é aquele que é o conhecedor do assunto?
• Você já ouviu alguém falar que “aquele professor é ótimo, mas falta-lhe Didática?”
“Aquele professor sabe muuuuito, mas não tem didática nenhuma, daí a gente não entende nada!”
Para que possamos responder a essas perguntas, torna-se necessário entendermos um pouco sobre qual o valor que a Didática tem para a docência.

O vocábulo “Didática” surgiu do grego Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por “arte” ou “técnica de ensinar”.

A Didática é a parte da Pedagogia que utiliza estratégias de ensino destinadas a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, do ensino e da aprendizagem.

DIDÁTICA
Essa palavra passa a ter um valor mais significativo para quem está do outro lado da docência: o discente.

A Didática, para desempenhar papel significativo na formação do
educador, não poderá reduzir-se somente ao ensino de técnicas pelas
quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem.


Pedagogia e Didática
 A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino.
 À didática cabe: Converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; Selecionar conteúdos e métodos em função dos objetivos de ensino;
Estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A didática se divide em:

Didática geral – estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.
Didática especial – estuda os aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (inglês, espanhol etc.), as didáticas especiais das ciências (física, química etc.). 

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação?

            A pedagogia é a ciência que estuda a educação (Piletti, 2010).       Tudo que envolve a educação como um fenômeno e um processo social deve ser estudado e compreendido pela pedagogia, ou seja, o que se deve fazer para educar as pessoas, o que pode ser ensinado, como deve ser ensinado, a quem deve ser ensinado, por quem será ensinado etc.          Portanto, ao educar estamos atuando pedagogicamente.           A educação é um fenômeno universal.          A educação não intencional, que é aquela que recebemos do contexto social, do meio em que vivemos e a intencional, aquela que tem objetivos e intenções definidas. Pode ser não-formal (realizada fora dos sistemas educacionais convencionais) e formal (acontece nas escolas agências de instrução).      A educação tem um conceito amplo que pode sintetizar como modalidade   de influências   e inter-relações que vêm convergir para a formação da personalidade social e caráter.         Dessa forma, dizemos que a

Ministéio Infantil

Livro Digital Ministério Infantil O livro digital Aborda o trabalho do educador no Ministério Infantil. É um excelente material para quem já é professor de ministério Infantil ou para quem quer iniciar nesse lindo e importante ministério. Adquira!  Acesse o link abaixo: https://bit.ly/LivroDigitalMinisterioInfantil A igreja tem como princípio proporcionar um ensino, de acordo com princípios cristãos, tendo a Palavra de Deus como regra de fé e prática. A  igreja,    através    da  Bíblia,  transmite      ensinamentos necessários à formação da personalidade da criança, como, moral. E é através das histórias bíblicas que são passados esses valores aos pequenos. De forma que criança passe a ter boas atitudes, para com Deus e com as pessoas.

Ficha de Controle das Atividades dos Alunos - Material para Downloand

    O controle das atividades dos alunos é muito importante para o professor. Elas devem ser registradas, de maneira que venha facilitar o trabalho do docente. O trabalho de  computar os instrumentos avaliativos do processo pedagógico. Dentre essas atividades estão incluídas:        Atividades para casa (pesquisas, entrevistas, etc.)         Atividades em sala de aula (exercícios, resumos, etc.)        Mesmo que você seja um professor virtual  (aula online), isso não impedirá que você possa fazer anotações de forma física, contribuindo assim para melhor visualização e bom  andamento no controle das atividades dos alunos. Por isso uma ficha de acompanhamento ajudará o professor nessa tarefa.        Pensando nisso, disponibilizamos uma ficha, para que o professor possa utilizar.       É só clicar abaixo para fazer  download e imprimir. Adquira também Versículos Bíblicos Ilustrados: Para você Professor de EBD ou culto Infantil. Para você que quer ensinar