O Conceito de Didática

 O conceito de didática


O vocábulo “Didática” surgiu do grego Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por “arte” ou “técnica de ensinar”.

A Didática é a parte da Pedagogia que utiliza estratégias de ensino destinadas a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, do ensino e da aprendizagem.

DIDÁTICA
Essa palavra passa a ter um valor mais significativo para quem está do outro lado da docência: o discente.

A Didática, para desempenhar papel significativo na formação do
educador, não poderá reduzir-se somente ao ensino de técnicas pelas
quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem.




BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA 

1. DIFERENTES CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA


A) Ensinar, instruir, fazer aprender;
B) A arte de ensinar tudo a todos
C) Busca de alternativas para prática pedagógica
D) A Didática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.

2. A DIDÁTICA SE PREOCUPA:
Como o aluno aprende; Como é a atividade do professor em aula; Como o professor ajuda os alunos a aprender; Como organizar a aula; Como fazer um processo de avaliação, etc....

 3. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Realiza-se através do relacionamento entre aluno e professor, aluno e aluno, professor e professor; A aprendizagem é um processo intencional, isto é, orientado por objetivos a serem alcançados por seus participantes.

 4. A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA

Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos; Incentivando os professores a pesquisarem a novidade que afeta a sua prática; Fazendo com que os alunos se interesse pela matéria e aprendam.


 A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
Os elementos da ação didática são: o professor, o aluno, a disciplina (matéria ou conteúdo; o contexto da aprendizagem
Pedagogia e Didática
 A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino.
 À didática cabe: Converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; Selecionar conteúdos e métodos em função dos objetivos de ensino;
Estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A didática se divide em:

Didática geral – estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.
Didática especial – estuda os aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (inglês, espanhol etc.), as didáticas especiais das ciências (física, química etc.).